Roteiros Turísticos

Atrações Turísticas

Monumentos Históricos

Estação Ferroviária 

A elegante Estação Ferroviária, toda em placas de metal almofadadas e assoalhos em pinho de Riga, é mais uma lembrança dos tempos áureos de Bananal.

Inaugurada em 1889, foi importada da Bélgica pelos 'barões do café'. É a única do gênero na América Latina.

Chafariz

Vindo da Europa, o chafariz, que fica no Largo da Matriz, foi inaugurado em clima de festa em 1880.
Como se pode ler nas atas que registraram o acontecimento, a fonte conseguiu a proeza de unir, no mesmo brinde, facções políticas opostas da cidade.

Localização: Praça da Matriz.

Solar Aguiar Vallim

O imponente Solar Aguiar Vallim, com dezesseis janelas de gradil na frente e primorosamente acabado interiormente, como o descreveu Zaluar, foi construído em 1860 para os dias de festas e entressafras por Manoel de Aguiar Vallim, um dos produtores de café mais ricos do país naquele tempo. Foto de Roberto Arnaldo Dannecker.


Pharmácia Popular 

Já a Pharmácia Popular continua tão bem cuidada quanto antes, quando abriu suas portas em 1830. Fundada pelo francês Tourin Domingos Mosnier, sofreu uma única reforma no final do século XIX, ganhando traços neoclássicos.

Inaugurada como Pharmácia Imperial, mudou de nome em 1889, após o fim da monarquia. Valeriano José da Costa, dono da farmácia naquela época, seguiu os conselhos dos republicanos e trocou Imperial por Popular.

Os balcões eram em pinho de Riga, ornados por ânforas de cristal, contendo água colorida com anilina. O chão é todo revestido com ladrilhos franceses.

O atual proprietário da farmácia - considerada a mais antiga em funcionamento no Brasil - , Sr. Plínio Graça, herdou-a do pai, que a comprara em 1922, sob a condição de não modificá-la nem se desfazer de seu acervo.

Antigos Casarões

Resquícios típicos da chamada “Arquitetura do Café”, que se caracteriza por influências do estilo neoclássico.

 


Igreja da Matriz do Senhor bom Jesus do Livramento

Construída em 1811, em estilo colonial, possui no santíssimo os Doze Apóstolos em madeira. Sua arquitetura é caracterizada pela simplicidade de planta fechada.

 



ECOTURISMO

Bananal encanta pela bela paisagem da Serra da Bocaina, suas inúmeras cachoeiras, estradas de chão e uma vista deslumbrante.

Com caminhadas, vistas panorâmicas, picos, rios com cachoeiras de águas cristalinas, que constituem-se em uma verdadeira riqueza em cursos d’água, é um convite da natureza nesses tempos de ventos ecológicos.

Serra da Bocaina

Com vales e montanhas, rios e cachoeiras, a Serra da Bocaina, com quase dois mil metros de altitude, ostenta um cenário de rara beleza, que pode ser admirado através dos vários mirantes existentes, onde em alguns deles, podemos avistar a Baía de Angra dos Reis. Na Serra da Bocaina encontramos o segundo maior trutário da América Latina.

 


Cachoeira do Bracuí

Possui cinco saltos e aproximadamente 150 metros de extensão, com grande volume de água, despenca da Serra do Mar oferecendo vista para a Baía da Ribeira, em Angra dos Reis.

 


Trilha do Ouro

Construída pelos escravos no século XVIII, boa parte do seu leito ainda está pavimentado com grandes pedras.  Para percorrer toda a estrada, refazendo o percurso das tropas de burros que carregavam o ouro de Minas Gerais até o litoral, é preciso três dias de caminhada.

 


Flora e Fauna

São riquíssimas em espécies em extinção, entre elas o sagüi-da-serra-escuro, a onça parda e o cachorro-do-mato, e algumas espécies de bromélias e orquídeas raras.

 

FAZENDAS

Nas diversas fazendas você  pode conhecer algumas peças do mobiliário colonial, a arquitetura e alguns artigos de decoração, em ótimo estado de preservação.


Fazenda Resgate - Fundada no princípio do século XIX, possui salões e capelas decoradas pelo pintor espanhol José Maria Villaronga.


Fazenda dos Coqueiros - Uma das antigas grandes fortunas do ciclo do café, mantendo sua estrutura antiga e conservada como no século XIX. Foi construída em 1855.


As Senzalas - Podem ser vistas nas antigas fazendas, muitas delas tombadas pelo patrimônio histórico.  Além de algumas instalações como o banheiro, que era composto de móveis de madeira.


Visite Também
:

A Estação Ecológica de Bananal, a Cachoeira dos Pilões, a Cachoeira da Usina, a Cachoeira do Mimoso, a Cachoeira Sete Quedas, a Pedra do Frade, a Fazenda Boa Vista, a Fazenda Três Barras, e Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Nossa Senhora da Glória e Boa Morte, a Estação da Estrada de Ferro, Centro Cultural Carlos Cheminand, Sobrado da Matriz...

 


  Voltar

Pousada Castor - Rua Pedro Humberto Bruno, 123 - Centro Histórico - Bananal - SP Telefone: (12) 3116.1216 | (21) 2513-3008
 Criação Equilibrio Digital